Retentor
Retentor é um elemento de vedação em metal-borracha de diferentes modelos.
Possui um ou mais lábios de vedação em material elastomérico.
Fornece vedação em alojamentos e em eixos pela interferência entre lábio do retentor e eixo da máquina.
VEDADOR DE ÓLEO
Sendo um vedador dinâmico, possui um anél metálico para dar rigidez ao perfil e uma vedação de borracha acoplada com mola helicoidal. A função é assegurar a vedação entre o eixo com movimento rotativo e uma base estacionária, através de uma carga prévia da borracha do lábio de vedação e da pressão da mola. Se o meio ambiente for agressivo, o sistema exige retentores com lábio guarda-pó que evita a penetração de impurezas no lábio da vedação. O uso de dois retentores, montados com lábios opostos e separados por uma câmara de graxa, apresentam melhores resultados que os retentores com guarda-pó. Resistem a pequenos movimentos alternativos ou oscilantes, desde que projetados para vedar tais sistemas.
Vedação Principal:
É o lábio do retentor que tem a função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.
Mola: Função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.
Vedação Auxiliar: É o guarda pó do retentor que tem a função de proteger a vedação principal da sujeira e outros elementos.
Diâmetro externo: Proporcionar a interferência entre o alojamento e o retentor. Tipos existentes:
- Com revestimento de borracha liso
- Com revestimento de borracha ondulado
- Metálico
- Metade Borracha / Metade Carcaça
- Com pintura emborrachada
Carcaça: Função de fornecer a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem do alojamento
Costas: Função de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido da rotação
Partindo-se do lábio convencional, pode-se obter uma maior eficiência de vedaçâo adicionando-se nervuras moldadas ao ângulo de ar, que proporcionam o conhecido efeito hidrodinâmico de vedação.
Este efeito hidrodinâmico promove o refluxo ao óleo que, eventualmente, tenha ultrapassado aresta de vedação, conferindo assim ao lábio uma maior capacidade de estanqueidade, e ainda, uma maior durabilidade, por garantir uma permanente lubrificação na área de contato sob a aresta de vedação. Existem várias formas geométricas de nervuras hidrodinâmicas, cuja escolha é determinada pelas condições de aplicação do retentor.
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